Home / Gerais / Ipatinga recebe apresentação do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce

Ipatinga recebe apresentação do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce

Encontro reuniu representantes do Governo de Minas, Banco Mundial e lideranças regionais
Autoridades e representantes participam de apresentação do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce em Ipatinga
Apresentação do programa que prevê investimentos em saneamento para municípios da Bacia do Rio Doce – Foto: PMI

A Prefeitura de Ipatinga sediou nesta quarta-feira (17), uma importante reunião para apresentação do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce, iniciativa que busca estruturar soluções e viabilizar investimentos voltados à ampliação e modernização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios da região.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito de Ipatinga, Pedrão Freitas, de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da International Finance Corporation (IFC), instituição integrante do Grupo Banco Mundial, além de gestores públicos, técnicos e lideranças regionais.

Durante a apresentação, foram discutidas estratégias para fortalecer a infraestrutura de saneamento nos municípios da Bacia do Rio Doce, promovendo avanços na saúde pública, na preservação ambiental e na qualidade de vida da população. A iniciativa também busca contribuir para a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento.

Durante a reunião, também foram destacados os avanços já conquistados por Ipatinga na área de saneamento, resultado do trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Gustavo Nunes. O município foi citado como referência regional por estar em estágio avançado no processo de estruturação da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Atualmente, a proposta encontra-se em fase de consulta pública e, após a conclusão dos trâmites legais e regulatórios, seguirá para leilão na B3, em São Paulo. A iniciativa deverá viabilizar investimentos significativos para a universalização dos serviços, a ampliação da cobertura e a modernização da infraestrutura de saneamento do município.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Reginaldo Donizete Soares, ressaltou a relevância da iniciativa para o futuro da região. “O saneamento é uma das áreas mais importantes para a promoção da saúde pública, da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Ipatinga tem avançado de forma consistente nesse setor e participar de discussões como esta fortalece a construção de soluções que beneficiarão não apenas nosso município, mas toda a Bacia do Rio Doce”, afirmou.

Para os participantes, o programa representa uma oportunidade estratégica para impulsionar o desenvolvimento regional por meio de investimentos estruturantes, capazes de gerar benefícios duradouros para as cidades e seus habitantes.

A participação de instituições como a Seplag-MG, a Codemge e a IFC demonstra a relevância do projeto e reforça o compromisso com soluções sustentáveis, eficientes e inovadoras para os desafios do saneamento na região.

O diretor da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico dos Municípios do Leste de Minas Gerais (Arsamb), Heverton Rocha, ressaltou que a iniciativa representa um marco para os municípios da bacia.

“Estamos diante de uma oportunidade histórica para avançar na universalização do saneamento na Bacia do Rio Doce. Cada município fortalecido, cada sistema implantado e cada família atendida representam ganhos concretos para a saúde pública, a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. A Arsamb acompanha esse processo de forma ativa e reafirma seu compromisso com uma regulação eficiente, capaz de contribuir para um saneamento cada vez mais moderno, sustentável e acessível para todos”, afirmou.

Ao receber o encontro, Ipatinga reafirma seu papel como referência regional na discussão de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da infraestrutura urbana. A expectativa é que o programa contribua para ampliar a capacidade dos municípios de planejar e executar ações que garantam mais segurança hídrica, proteção dos recursos naturais e melhores condições de vida para a população.

A construção de um futuro mais sustentável para a Bacia do Rio Doce passa pelo fortalecimento da cooperação entre municípios, instituições e organismos especializados. Nesse contexto, iniciativas como o Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce representam um importante passo para transformar desafios históricos em oportunidades de desenvolvimento para toda a região.

A Arsamb segue acompanhando de perto esse processo e reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos municípios, a promoção de uma regulação eficiente e a busca permanente por soluções que contribuam para a universalização dos serviços de saneamento, garantindo mais dignidade, saúde e qualidade de vida para a população.

Tags

Compartilhe

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print